🎵 Evanescence - My Immortal (História da Música)

Evanescence - My Immortal

Olá internet, esta é a "Sessão Nostalgia" do Movimento Pop! Para quem não conhece ainda, de tempos em tempos, a gente escolhe uma música que fez sucesso e marcou uma determinada época e conta a sua história.

Hoje, o Movimento Pop resolveu não ser tão pop assim e trazer um dos maiores sucessos da banda de rock gótico americana, Evanescence.

Lançada oficialmente no dia 8 de dezembro de 2003, "My Immortal" é o terceiro single do álbum "Fallen", disco que também conta com os singles de sucesso "Bring Me To Life", "Going Under" e "Everybody's Fool".

"My Immortal" teve toda a sua popularidade estourada e virou hit mundial apenas em 2003, em "Fallen", mas antes disto, a canção já tinha sido incluída nos EPs "Evanescence", de 1998, "Origin", de 2000, e em "Mystary", de 2003.

"My Immortal" foi composta por Ben Moody, ex-guitarrista da banda. Posteriormente, uma ponte escrita por Amy Lee, vocalista e pianista do Evanescence, também foi adicionada à música, que teve sua produção assinada por Dave Fortman.

A canção é um rock melancólico em ritmo lento, com 80 batidas por minuto, e é basicamente toda focada no piano e nos vocais de Amy, até em que um break explosivo traz guitarras e baterias fortes e tornam o single bem mais a cara do Evanescence.

Diversas teorias rondam em torno da letra de "My Immortal". Há quem diz que Ben Moody, que hoje já não faz mais parte da banda, se inspirou na morte de seu avô, Bill Holcomb, para compor a música. Segundo Ben, a canção fala sobre um espírito que não aceita a sua morte e por isto se mantem próximo, fazendo com que você deseje com todas as suas forças que ele vá embora definitivamente.

Apesar da letra perturbadora, a canção foi muito bem recebida pela crítica especializada e se tornou o maior single do Evanescence! Embora toda a boa aceitação e a grande popularidade conquistada, a canção não atingiu posições muito extraordinárias nas paradas de sucesso. A sua melhor posição na Billboard Hot 100, por exemplo, foi o sétimo lugar.

"My Immortal" também foi indicada na categoria "Melhor Performance por Dupla ou Grupo" no Grammy Awards de 2005, mas perdeu para a música "Heaven", do trio Los Lonely Boys. No ano anterior, 2004, a canção também perdeu na categoria "Melhor Vídeo de Rock" do MTV Video Music Awards, para a canção "Are You Gonna Be My Girl", da banda Jet. "My Immortal" também foi apresentada ao vivo em diversos programas de TV na época e no Billboard Music Awards de 2004.

Em relação às certificações, a canção recebeu ouro nos Estados Unidos e platina na Austrália.

O videoclipe de "My Immortal", que teve a sua direção assinada por David Mouldy, foi gravado totalmente em preto e branco e em slow motion no bairro de El Gòtic, Barcelona, no dia 10 de outubro de 2003.

Toda de branco e com diversas ataduras pelo corpo, no clipe, Amy Lee interpreta um fantasma. Se você reparar, a cantora aparece em diversos locais (carros, árvores, praças...) mas ela nunca encosta os pés no chão e nem interage com as pessoas ali presentes. Moody também aparece em cenas do clipe mas nunca no mesmo ambiente que Amy.

Amy Lee afirmou em entrevistas que sente um certo distanciamento da canção, pois não a escreveu completamente. Segundo a cantora, Moody consegue escrever como um "contador de histórias e não necessariamente sobre alguma experiência pessoal", já ela não consegue escrever sobre nada do qual não entenda completamente ou que já não tenha vivenciado. Apesar da confusão, Amy afirma adorar esta sensação de distanciamento e adora cantar a canção nos shows.

Assista ao clipe de "My Immortal":