🎵 ABBA - Dancing Queen (História da Música)

ABBA - Dancing Queen

"Você pode dançar, você pode se esbaldar, aproveitando o momento de sua vida", é assim que começa um dos maiores sucessos da década de 70 e a música mais conhecida da banda sueca, ABBA.

"Dancing Queen": a música dos anos 70.

Gravada em 1975 e lançada em 1976, "Dancing Queen" faz parte do álbum "Arrival". Considerada um dos maiores sucessos da década de 70, a canção foi composta por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson e cantada por Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad.

A música foi apresentada pela primeira vez durante as celebrações do casamento de Silvia Sommerlath e do rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo no dia 18 de junho de 1976.

Logo após o lançamento, a música tomou proporções enormes ao redor do mundo e logo atingiu o primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Agnetha, uma das vozes da música, chegou à afirmar em entrevistas que é muito difícil saber antes da música ser lançada se ela será um hit ou não, mas "Dancing Queen" foi uma exceção e todos já sabiam de seu potencial e que o sucesso seria enorme.

"Dancing Queen" foi gravada em um período de muito trabalho ao ABBA, a banda ainda estava divulgando seu trabalho anterior quando tiveram que entrar em estúdio. Por serem a maior banda de pop na época, a expectativa em cima deles era grande.

Nesta mesma época, a música "Fernando" estava fazendo muito sucesso pelas discotecas mundo afora, mas "Dancing Queen" foi a unica canção do ABBA à se consagrar e emplacar nos Estados Unidos.

O clipe de "Dancing Queen"

Dirigido por Lasse Hallström, o clipe de "Dancing Queen" foi gravado na discoteca "Alexandra", uma das mais populares da época, localizada no centro de Estocolmo, na Suécia.

O clipe é simples e se resume à Frida e Agnetha cantando no palco da discoteca, Benny no piano e um público de aproximadamente cinquenta pessoas dançando o hit.

Assista ao clipe de "Dancing Queen":

Conheça a história por trás de outros grandes sucessos musicais na nossa página "História da música".