🍿 Análise do filme "O Homem Nas Trevas" / "Don't Breath" (2016) (COM SPOILERS)

O HOMEM NAS TREVAS - DON'T BREATH

Esta incrível obra de suspense/ terror, é um filme de 2016, dirigido por Fede Alvarez.

O filme conta a história de três jovens, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnet) e Money (Daniel Zovatto). Eles ganham a vida assaltando casas da região, usando as chaves que o pai de Alex possui (já que ele é segurança do bairro).

Os três jovens sempre tomam cuidado para não roubarem dinheiro (ou pelo menos não mais de 10 mil dólares), furtando "apenas" jóias, sapatos, roupas, e outras coisas de valor. Pois caso sejam pegos, não levem uma pena tão grande. Ao final do assalto, eles quebram os vidros das casas para parecer que foi arrombada.

Mas uma misteriosa vítima aparece no destino dos três: Um velho (Stephen Lang), que mora sozinho e que possui muito dinheiro. Eles pesquisam sobre o homem e descobrem que sua filha foi atropelada e morta há alguns anos e com isso, ele recebeu uma indenização gorda pelo acidente. E para o alívio dos três: o velho, além de morar sozinho, é cego.

Pronto, eles pensam! Isso será "mel na chupeta", já que eles são em três, jovens e ainda o velho não poderá vê-los. Mas o que eles não sabem, é que o velho era um veterano de guera, forte e muito inteligente. E como uma pessoa cega que mora sozinha, conhece cada centímetro de sua casa.

SPOILERS DO FILME

Quando os três invadem a casa do velho, com apenas 30 minutos de filme, ele mata Money, namorado de Rocky. Isso abala o telespectador, pois é um aviso de que o filme não tem medo de matar seus protagonistas. Ou seja, a aflição só aumenta, pois qualquer um pode morrer a qualquer momento, deixando o filme muito tenso.

Rocky descobre onde está o cofre do velho e mais: ela e Alex abrem uma porta que estava trancada no meio da casa e o que descobrem ali é um susto tanto para os personagens, quanto para nós público: O velho mantinha a menina que tinha atropelado sua filha presa e acorrentada. E mais: ele injetava seu esperma na menina para poder engravidá-la, para que ela pudesse dar uma filha para ele, já que ele havia perdido a sua tão drasticamente. Isso é uma surpresa e muda totalmente sua visão por este homem: antes ele era só uma vítima de três assaltantes malvados, que invadiram sua casa e ele só estava se defendendo. Agora ele é um abusador, que prende meninas indefesas e as engravida a força.

Rocky e Alex tentam salvar a menina, mas ela acaba sendo morta pelo próprio velho sem querer, fazendo-o chorar e gritar "Meu bebê", ou seja, ela já estava grávida dele.

E pra dar mais agonia para a cena, o velho apaga todas as luzes da casa e sai em busca dos dois jovens para matá-los. Ou seja: se eles tinham a vantagem sobre o velho porque ele era cego, agora é o velho que tem a grande vantagem da casa estar toda no escuro e ele conhecer cada centímetro dela. É uma cena angustiante e muito emocionante (assista este filme no escuro total, você acaba entrando na cena e fica bem mais eletrizante).

O velho acaba "enterrando" a pobre menina que havia sequestrado no concreto e a escondendo no chão do sótão, onde ela estava presa. Ele até tenta engravidar Rocky (numa cena angustiante), mas ela é salva por Alex. Infelizmente Alex também acaba morrendo e Rocky, depois de muito sofrimento, consegue desmaiar o velho e fugir com o dinheiro.

O final também é muito interessante: No jornal, Rocky vê que os jornalistas tratam o velho como se fosse um coitadinho, onde dois jovens malvados tentaram sequestrar aquele pobre senhor cego, que tanto lutou por seu país na guerra do Iraque. Ele não fala de Rocky e nem do dinheiro, pois tem medo dela o denunciar e ainda contar onde está o corpo da menina sequestrada. Então, o corpo da pobre menina acaba ficando onde está.

A única coisa que tenho para criticar sobre o filme é sua tradução para o português (o que infelizmente não é raro nas traduções aqui no Brasil e em Portugal). O nome original é DON'T BREATH (Não Respire) e cabe perfeitamente com o filme, já que os jovens não podem respirar forte para que o vilão não sinta que eles estão por perto. É uma sacada de gênio este nome e a capa do filme mostra a Rocky com a mão na boca, coisa que ela faz muito no filme, para não respirar forte e não ser pega pelo velho. Já no Brasil ficou O HOMEM NAS TREVAS, tirando toda a essência do título original e matando o motivo da capa da obra. Ficou tão triste, que eu tenho até vergonha de dizer o nome em português, é sério, por que os tradutores do Brasil fazem isso? Nunca saberemos. Então, esqueça esse pequeno detalhe e preste atenção somente no filme, que é impecável.

Este filme é incrível: uma história interessante, muitas reviravoltas, atuações ótimas e uma direção excelente! Aconselho você que reúna toda a galera e assista ainda hoje!

Nota: 10/10

Te vejo no próximo filme!!! Bye Bye!
Luana Sabaini

VEJA RESENHAS DE OUTROS FILMES AQUI!

QUAL SERIA O SEU VOTO HOJE PARA PRESIDENTE DO BRASIL?

CLIQUE NA FOTO PARA VOTAR

JAIR BOLSONARO
LULA

RESULTADO PARCIAL

QUAL DELES NÃO TRABALHOU NA GLOBO?

CLIQUE NA FOTO PARA VER SE VOCÊ ACERTOU!

ELIANA
FAUSTÃO