VMA 2016: CLIPE DO ANO: Beyoncé - "Formation"

Para fechar a noite com chave de ouro, Beyoncé foi a grande vencedora da noite e venceu a categoria "CLIPE DO ANO" (A PRINCIPAL CATEGORIA DA CERIMÔNIA) com o clipe de "Formation"!

Veja quais foram os clipes que concorreram a categoria:

- Adele - Hello
- Beyoncé - Formation
- Drake - Hotline Bling
- Justin Bieber - Sorry
- Kanye West - Famous

Lançado DE SURPRESA no dia 6 de fevereiro de 2016, "Formation" é o primeiro single do álbum "Lemonade", sexto álbum de estúdio da Beyoncé! O clipe, que deu muita polêmica por ter sido interpretado como anti-policial, foi alvo de boicote por parte dos mais conservadores. Segundo Beyoncé, o clipe critica apenas a brutalidade policial estado unidense, e não à todos os policiais. "Formation" também é uma critica à forma como a população negra de Nova Orleans sofreu, em 2005, com as consequências do Furacão Katrina.

O single foi lançado de surpresa, prática esta já conhecida ao se tratar de Beyoncé, junto do anúncio da turnê "Formation World Tour". O single foi apresentando pela primeira vez no dia 7 de fevereiro, no intervalo da edição de número 50 da final da liga de futebol americano Super Bowl, na Califórnia, onde Beyoncé cantou com Coldplay e Bruno Mars.

Em seu agradecimento, Beyoncé dedicou o prêmio às pessoas de Nova Orleans.